sábado, 15 de agosto de 2015

|PJ EM FOCO| Escritor retrata a história da cidade Paulo Jacinto (Via 4ªCREA Viçosa Alagoas)

Diego Lima morador da cidade de Paulo Jacinto retrata em três livros a história desta cidade com temáticas interessantes, cômicas partindo do conto ao romance prendendo a atenção do leitor com textos envolventes.


Ainda jovem na escola Estadual José Medeiros ele e amigos criaram um jornal intitulado “Alunos em ação” no qual divulgavam o que iria acontecer no colégio e em Alagoas.
Com isso semanalmente as publicações incentivavam os alunos à prática da leitura. Em 2004 ele iniciou esse projeto que deu certo, embora não tivesse uma caligrafia legível, porém uma antiga professora conhecida como Graça (in memória) se propôs a ajudá–lo a melhorar sua escrita.


Na época, era curioso, questionador, leitor e essa sua vontade de aprender, conhecer, foi importante para seu ingresso no mundo das letras.
Sua primeira obra em 2010 “Nos tempos dos meus avós” é baseada em estórias que os anciãos Audálio e Eunice contavam para ele durante sua infância. O investimento da obra é próprio e conta com recursos sua família.
Com a tiragem de apenas 50 exemplares, mas que rendeu um prêmio a ele dado pela associação de professores do município.
            “Sanha das águas” sua 2ª criação retrata o drama de forma cômica dos moradores do Vale do Paraíba que enfrentaram uma grande enchente em 2010 em especial de Paulo Jacinto. Cerca de 200 exemplares foram confeccionados e a obra lhe proporcionou a participação da bienal internacional do livro em Maceió.
A sua terceira obra nomeada “Aquarelas para Luiza” destaca o baile da chita. Uma festa que deu origem à emancipação de Paulo Jacinto que se deu em 02 de dezembro de 1953.
Este será lançado em 2015 como os demais na escola Estadual José Medeiros em Paulo Jacinto, além de aliar à exposição de 6 quadros e 6 músicas que compõem a trilha sonora do livro.
Diego é professor voluntário e já surpreendeu a muitos dando aulas de redação aos estudantes que ficaram felizes com suas explicações.
É aluno da Ufal, e cursa o 6º período de engenharia civil. Filho de Josefa uma merendeira da escola e de Jorciley (já falecido) um empresário do ramo materiais escolares.
Veja nesses links vídeos com informações e obra do referido autor.
https://www.youtube.com/watch?v=5X8Am8DCS1Q&feature=youtu.be


https://www.youtube.com/watch?v=6C7Q7CyHLpc&feature=youtu.be

Fonte: (Via 4ªCREA Viçosa Alagoas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.