segunda-feira, 2 de junho de 2014

RIO PARAÍBA DO MEIO

Situada aproximadamente entre os paralelos 08°44’ e 09°39’ de latitude sul e entre os meridianos 35°45’ de longitude oeste de Greenwich, a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Meio está localizada nos Estados de Pernambuco e Alagoas. Limita-se ao norte com a bacia do rio Ipanema no Estado de Pernambuco, ao sul com as bacias do rio São Miguel e Sumaúma, ao leste com a bacia do rio Mundaú, e ao oeste com as bacias dos rios Traipu e Coruripe.  
Localização da bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Meio.

O rio Paraíba do Meio nasce no Estado de Pernambuco, no extremo oriental da Serra do Gigante, ao norte de Bom Conselho, a cerca de 800 m de altitude, a latitude sul de 9°00’ e longitude 36°40’. Possui direção geral sudeste ao longo dos seus 172 km de extensão, e deságua no Complexo Estuário Lagunar Mandaú-Manguaba no litoral de Alagoas.
Vários afluentes de pequeno porte formam a bacia do rio Paraíba do Meio, que apresentam um regime de enxurrada durante a estação chuvosa (março a setembro).
 Extensão dos principais tributários do rio Paraíba do Meio.
Em Paulo Jacinto os principais afluentes do rio Paraíba são, os riachos Lunga e Bucu na margem direita, Taquara e Cavaco na margem esquerda. Destes, o mais importante é o riacho Cavaco por fornecer água para o consumo da população.
O rio Paraíba que tanto tem servido aos municípios por ele banhados, hoje se encontra totalmente poluído devido ao lançamento de dejetos sanitário e lixo. Os desmatamento da sua nascente e da suas margens tem provocado o assoreamento do rio, mesmo assim a população usa a água para higiene pessoal e doméstica.
A bacia do rio Paraíba do Meio possui uma área total de 3.127,83 km², definida por um perímetro de captação de 459,69 km. Do total da bacia, 1.175,33 localizam-se no Estado de Pernambuco, limitada por perímetro de 217,96 km, percorrendo 45,41 km neste Estado com um regime fluvial intermitente.  Em território alagoano, a bacia é completada por 1.952,50 km² (62,4% do total) com perímetro de 241,64 km, neste percorrendo mais de 126,57 km com regime fluvial perene até a desembocadura no Complexo Mandaú-Maguaba.
O rio Paraíba do Meio em seu vale banha importantes cidade alagoas como Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia. No período chuvoso, que geralmente se estende de abril a julho, seu leito se eleva causando inundações nessas cidades.
Julho de 1989 - Paulo Jacinto

Julho de 1989 - Paulo Jacinto

Junho de 2010 - Paulo Jacinto
Junho 2010 - Paulo Jacinto


Referências: 

Gama, Walber Mendes. Impactos das mudanças climáticas na resposta hidrológica da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Meio (AL/PE) / Maceió, AL, 2011.112 f. Dissertação (mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2011.


LIMA, Ivan Fernandes. Geografia de Alagoas. São Paulo: Editora do Brasil S.A., 1965. 347 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.