sábado, 7 de abril de 2012

Religião: História da Igreja


A primeira igreja no povoado de São Lourenço, aonde os primeiros celebrantes vinham das cidade vizinhas. Na povoação de São Lourenço nos anos de 1938, os brancos participavam das celebrações eucarísticas no corpo da Igreja em um espaço - a passarela suspensa - já os negros ficavam separados, existindo, portanto, uma divisão, entre as raças, o que naquela época era considerado um fato normal.
Com o passa do tempo surgiu a construção da Igrejinha de Nossa Senhora da Conceição isto veio a ocorrer mais precisamente na década de 40. Nesta época já contava com algumas famílias paulo-jacintenses e o progresso da povoação já dava seus primeiros sinais.
Capela de São Lourenço
A comunidade católica erigiu o titulo a Nossa Senhora da Conceição, em 1948 junto com o Padre Jesu Flor cuja a passagem por Paulo Jacinto foi proximamente de 12 meses, sendo seu substituto o Padre José de Almeida Monteiro Zinaceudo. Este Padre com seu espírito empreendedor organizou na massa católica campanhas, quermesses, grupos de trabalhos (crianças, jovens e adultos), mobilizou a todos para a construção da Igreja Matriz de Paulo Jacinto, a qual em 02 de fevereiro de 1962, foi inaugurada e sagrada, sendo a missa celebrada pelo Bispo Dom Adelmo Machado, com a presença de varios paulojacintenses da cidade e da zona rural.
A paróquia de Nossa Senhora das Graças de Paulo Jacinto foi criada por ato do então Arcebispo de Maceió, Dom Ranulpho da Silva Faria em 1948. Com a Fundação da Diocese de Palmeira dos Índios, em 1962, a freguesia passou à juridição eclesiástica deste Sé. A cidade de Paulo Jacinto vem sendo um berço significativo de ordenação de Padres filhos da Terra. 


Padres Filhos da Terra

Pe. José Cláudio da Silva
Bispo José Francisco Falcão Barros
Wendel Assuanção Gomes (Atual)
José Ailton de Assunção
José Edvaldo dos Santos
José Carlos Emanuel
José Clodoaldo de Almeida Santos
Manoel Paulo
Antero de Assunção (Afastado do Exercicio Sacerdotal)
Mosenhor Petrucio Bezerra
Pedro Teixeira
Francisco Teixeira

Colaboradores na Construção da Igreja

Padre Monteiro
José Cachoeira
Francisco Barbosa
Maria Luiza Torres Barbosa
luis Gomes
José Perreira da Silva 

Pedreiros: Manoel Valetino / João Viturino / Elias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.