sábado, 14 de janeiro de 2012

Aspectos Sociais

Sua população, de acordo com censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, realizado no ano 2010, encontra-se com um numero de 7.426 habitantes, distribuídos conforme abaixo: Demonstrativo População.




O município apresenta um quadro em que a sua densidade demográfica é representada por 69,88 hab. /km existentes nos perímetros urbanos e rurais, demostrando uma regular ocupação. A população eleitoral de Paulo Jacinto em 2010 foi de 6.010 eleitores, conforme dados da justiça eleitoral.





Saúde e Saneamento
           
Até o ano 2000, a Secretaria Municipal de Saúde registrou a existência de 1.834 domicílios cadastrados. Destes 87% possuem água tratada em suas residências, como também desse universo total de domicílios foi detectado que 588 não possuímos banheiros. Embora o percentual de casas de tijolos seja grande, o percentual de casas de taípa no município bastante significativo.

O Município possui 03(três) postos de saúde, sendo 02 (dois) na Zona Rural e 01(um) na zona urbana, 01 (um) Laboratório de análise clinicas e uma Unidade Hospitalar (Zona Urbana), o qual possui 24 leitos. Seu quadro de funcionários é dotado de Médicos, Enfermeiros, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Dentistas e outros. E desempenha também alguns programas voltados para a saúde:
- Programa de Saúde da Família (PSF), com duas equipes de 22 agentes de saúde; Vigilância sanitária e Epidemiológica.
- Programa de combate ás Carências Nutricionais;
- Tratamento Fora do Domicilio (TFDC) /Programa Municipal;
- Controle de Hipertensos, de Diabéticos e Prevenção da Hanseníase 
- Combate ao Câncer Cérvico Uterino.

Evolução Educacional

Na historia da educação de Paulo Jacinto, observar-se um crescente interesse desde o inicio do povoamento quando contava com precursores de ensino, como por exemplo, o professor Teodomiro Oliveira, algumas poucas escolas que funcionavam na casa de abastados fazendeiros, mais precisamente para educar seus próprios filhos.
A primeira Escola Municipal Antônio de Souza Barbosa, foi um marco histórico no cenário educacional Paulojacintense, seguindo- se em importância alguns anos depois a Escola Estadual dois de Dezembro que atualmente pertence à rede municipal, o Colégio Cenecista Antônio Farias, onde funcionava o antigo curso ginasial, vindo posteriormente a funcionar o curso de Magistério (2º grau), a Escola Estadual José Correia Fontan, funcionado atualmente com o ensino (5 a 8 séries) e a Escola Deputado José Medeiros onde funciona o Ensino Fundamental (1 a 8 séries) e Educação de Jovens e Adultos (primeiro e segundo segmento).
O processo de Construção da Gestão Democrática, já teve inicio nas Escolas da rede Estadual, onde se aponta para uma nova concepção de Educação, primando por uma sociedade onde os resignificados tenham por base os princípios humanísticos, democráticos e libertadores. A educação de Paulo Jacinto tem se fortalecido de forma a oferecer a comunidade escolar, uma educação de qualidade com capacitação continuada de seus professores de forma a facilitar a inclusão do aluno no convívio social de maneira critica e participativa, rompendo com a dicotomia o conservadorismo excludente que marginaliza o cidadão.
Atualmente o município conta com 19 escolas sendo: 17 da Rede Municipal (02 na zona urbana e 15 na zona rural) e 02 pertencentes à Rede Estadual (zona urbana). Para atender uma de aproximadamente de 2.200 alunos, após a constituição Federal e Municipal, foi instituído Concurso Público para os profissionais da Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.